Harmonia do Samba retorna a Manaus para ‘matar a saudade’

Há pouco menos de um mês para o Samba Manaus, maior evento do gênero da região, o baiano Xanddy, vocalista do ‘Harmonia do Samba’, fala que o grupo está em contagem regressiva para a apresentação. Este ano, a 8º Samba Manaus será realizado nos dias 12 e 13 de setembro e o ‘Harmonia’ se apresenta, como de costume, no último dia, ao nascer o sol. Desde as primeiras edições, o público já se acostumou a ver o dia clarear ao swing baiano do grupo. De lá para cá, eles se tornaram presença obrigatória no evento. Além do Harmonia, o Samba Manaus reunirá a cantora Alcione, Araketu, Belo, Exaltasamba, Inimigos do HP, Jeito Moleque, Revelação, Sorriso Maroto e Zeca Pagodinho. Em entrevista ao Portal Amazônia, Xanddy disse que está ansioso para retornar a Manaus, reveer os amigos e tomar o tradicional café da manhã nas estrada, ao lado dos fãs.




- A gente, antes de mais nada, fica muito feliz quando se aproxima o Samba Manaus, porque, assim como o público, nós do ‘Harmonia do Samba’ criamos uma expectativa muita grande. O evento é lindo e a gente faz questão de falar isso -, declara Xanddy ao dizer que percorrem várias partes do Brasil e, por conta disso, podem afirmar que o Samba Manaus é um dos mais organizados eventos do país.

Para o show, Xanddy revela que o grupo está preparando um repertório diferenciado. “Estamos nos preparando para um ‘showzaço’, queremos repetir a dose dos anos anteriores”, declara.

Confira a entrevista completa:

PORTAL - O Harmonia do Samba é presença obrigatória no 'Samba Manaus'. O público não vai embora antes de ver o grupo tocar. O que os fãs de Manaus podem esperar do show deste ano?
XANDDY - A gente antes demais nada, fica muito feliz quando se aproxima o Samba Manaus, porque, assim como o público, nos do ‘Harmonia do Samba’ criamos uma expectativa muita grande. O evento é lindo e gente sempre fala isso. Trabalhamos em muitas praças e sabemos que o evento é um dos mais organizados que temos ido. Já estamos fazendo um repertorio diferenciado para o show e estamos nos esperando tomar um café da manhã mais uma vez em Manaus. Sabemos que vai ser um grande show e queremos repetir a dose de outros anos.

PORTAL - O grupo já lançou nove CDs. O último foi o “Esse Som Vai Te Levar - Ao Vivo". E novo CD chega quando?
XANDDY - Este ano gravaremos o segundo DVD, que será lançado em São Paulo e estamos na pré-produção do novo CD. Acabamos de deixar o repertório montado e estamos em fase se construção da gravação do DVD, que será gravado em setembro e estará nas lojas em outubro.

PORTAL - Qual a música que mais marcou a sua carreira?
XANDDY - Com certeza a “Vem neném”, carro-chefe do primeiro trabalho do 'Harmonia'. Foi ela que nos projetou no País. Mas tem também a música “Meu Sentimentos”, que é cantamos em todos os shows, como se fosse a primeira vez....

PORTAL - Há 14 anos na estrada a gente observa que o ‘Harmonia do Samba’ sempre surpreende o público a cada lançamento de CD. A quem você atribui tanto sucesso?
XANDDY - Eu atribuo primeiro a Deus e depois ao reconhecimento do nosso público e em terceiro lugar ao empenho, ao esforço, aos cuidados da equipe. Desde quem carrega os instrumentos a quem toca. Tudo é feito para dar certo.

PORTAL - Você já tem um casamento de alguns anos com a Carla Perez, com quem tem dois filhos. A correria atrapalha a vida de vocês?
XANDDY - Não, a gente, desde o começo, procurou adequar a agenda com a vida pessoal, porque é isso que traz o resultado, até para o próprio trabalho. Os finais de semana ficam sempre reservados para trabalho. Em julho, mês de férias, a família ficou comigo quase todos os shows. Foi super gostoso...

PORTAL - Existe alguma diferença do Xanddy pai de família, marido de Carla Perez, para o Xanddy vocalista do ‘Harmonia do Samba’?
XANDDY - Digamos que fazendo o meu trabalho eu sou a mesma pessoa. No palco sou mais brincalhão, no cotidiano também brinco, mas tenho uma postura mais séria, as pessoas até se assustam com isso. A diferença é que no palco tenho liberdade total... De vez em quando até abuso! (risos).

PORTAL - É comum depois de muitos anos de carreira, os vocalistas seguirem para carreira própria. Você já pensou em fazer carreira solo?
XANDDY - Não, não. Me perguntam isso desde o início da carreira.

PORTAL - O que representa do Harmonia do Samba para você?
XANDDY- A minha segunda família, além de ser um trabalho, eu me sinto em casa. É onde me realizo profissionalmente.

PORTAL - Quem o é Xanddy, como você se define?
XANDDY - Uma pessoa tranqüila e em paz. Cheio de vontade de viver!

PORTAL - Dá para se sentir um símbolo sexual?
XANDDY - Não dá. O povo fala isso e eu agradeço a bondade das pessoas. Elas fazem isso para me deixar feliz.

PORTAL - Qual a sua relação com a igreja? Você ainda é evangélico?
XANDDY - A minha relação é com cristo, eu faço parte de uma igreja onde eu congrego e tenho uma vida, hoje graças a Deus, inclinada e direcionada por ele. A minha relação com a igreja é a mesma de um outro fiel.

PORTAL - Depois que você aderiu a religião evangélica, há quem diga que as reboladas diminuíram. O que você tem a falar disso?
XANDDY - Não, de jeito nenhum. O ‘Harmonia’ é o meu trabalho. Ele sonda os nossos corações, não está interessado nas nossas vestes, só precisamos fazer juízo ao nome Dele.

PORTAL - A preservação da Amazônia é tema de discussão em todo o mundo. O que você pensa a respeito desse assunto?
XANDDY - Esse é um tema polêmico, mas independente de qualquer coisa, temos que proteger a integridade da Amazônia. Eu penso que Amazônia é Brasileira é sem dúvidas a região mais rica que temos no País. Precisa ser protegida com unhas e dentes, ainda que tenhamos que compartilhar do nosso pulmão com o mundo, o dono tem que ser o Brasil.

PORTAL - Que recado você deixa para a galera de Manaus e do Portal Amazônia?
XANDDY - Aos internautas do Portal Amazônia quero agradecer o carinho. Ao lerem a entrevista, faço o convite para o Samba Manaus. Esperem a gente para tomar café aí em Manaus.

Para a galera de Manaus deixo um grande beijo e se Deus quiser, vamos nos encontrar!


Fonte: Portal Amazônia -A.L
Foto: divulgação

Nenhum comentário: